quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Fell Cargo
Este foi o primeiro livro que li de Dan Abnett, geralmente considerado o melhor autor da Black Library, passado no mundo de Warhammer. Trata-se de uma história de piratas típica, com o tropos e clichés que estamos habituados a associar ao género, combinado com vários elementos sobrenaturais (temos vampiros, zombies, múmias e magia, entre outros). Existem certas semelhanças com o franchise Piratas das Caraíbas, embora esta história seja anterior, já que foi originalmente serializada na agora mais que defunta revista Inferno!. E é neste último facto que se encontra o principal ponto forte deste livro. Os capítulos, cada um correspondente ao texto publicado em cada revista, são curtos e, como acontece a em todos os bons seriais, deixam uma imensa vontade de continuar a ler. Não tendo que esperar dois meses pela continuação, acabamos por perder a noção do tempo (comecei a lê-lo às dez da noite e quando reparei eram quatro da manhã). Não sendo particularmente original nem imprevisível (se bem que devo confessar que a espera para chegar a eventos que eu já sei que vão acontecer é das coisas que me dá mais prazer numa história) o estilo de escrita de Dan Abnett consegue entusiasmar e ajuda-nos ma superar esta viagem por terrenos mais ou menos conhecidos. Na minha opinião, este livro não é tão bom como a sua série Gaunt's Ghosts ou a trilogia Eisenhorn do universos Warhammer 40k, mas ainda assim merece uma leitura.
Se estiverem com vontade de ler uma história de piratas num mundo de fantasia, peguem neste romance. Não acredito que se venham a arrepender.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Acho que é um pouco como na vida. Saber o que nos espera daqui a uma hora ou um dia, etc (especialmente se for um acontecimento importante), torna-nos ansiosos e parece que o tempo demora a passar.
ResponderEliminarEu tendo a ler mais rápido quando desejo saber o que vai acontecer a seguir e se corresponde às expectativas. Mas mesmo que não correspondam é bom recebermos uma surpresa de vez em quando.