sábado, 6 de agosto de 2011

A Companhia Negra


Este foi o primeiro livro que Glen Cook escreveu sobre a companhia negra, no agora distante ano de 1984. Quando comecei a lê-lo, a primeiro impressão com que fiquei foi de que estava a ler um dos livros da antiga colecção da Europa-América Guerra e Espionagem, e vim mais tarde a descobrir que tal era intencional.
Esta é uma história com uma moralidade bastante cinzenta. Os "heróis" (os membros da companhia) trabalham para o império da senhora negra, e fazem o que necessitam fazer para sobreviver e serem pagos. A maior parte dos vilões têm um lado humano, e a própria senhora negra parece não ser tão má como quer dar a perceber. Por fim, os rebeldes que combatem contra o império não são muito melhores que os vilões.
A história em si é das mais cativantes que me lembro de ler, com algumas reviravoltas e twists interessantes e bem conseguidas, personagens memoráveis (uma das quais morre nos primeiro capítulos, porque, aqui, qualquer um pode morrer) e um narrador pouco fiável (croaker, o doutor e historiador da companhia). Existem diversas cenas fantásticas, como a emboscada na floresta, ou os vários assassinatos contra os lideres dos rebeldes, ou a batalha final, para nomear apenas algumas.

Lembro-me de ler uma crítica de Jeff VanderMeer numa Realms of Fantasy antiga onde ele dizia que, apesar de Glen Cook não ser dos autores de fantasia mais conhecidos, influenciou muitos dos autores que trabalham actualmente no género. Depois de ler este primeiro livro da companhia negra (e os dois que lhe seguem) não tenho quaisquer dúvidas de que isso é verdade.

Podem comprar este livro em conjunto com os dois seguintes no omnibus mostrado abaixo. Encontram-no aqui, na Amazon UK.

Sem comentários:

Enviar um comentário