Como utilizador quase exclusivo de software "Open Source", já tive a oportunidade de experimentar vários programas livres que serão úteis para escritores. Aqui ficam alguns:
LibreOffice - Um processador de texto é uma ferramenta essencial para um escritor, nem que seja só para ajudar a formatar o texto final. O Libreoffice é, actualmente, o processador de texto "Open Source" com mais funcionalidades. Embora não traga algumas das funcionalidades mais avançadas do MS Office, será mais do que suficiente para as necessidades de um escritor de ficção. O suporte para documentos .doc e .docx não está ainda a 100%, mas um escritor de ficção geralmente não precisa de formatação demasiado complexa, por isso não deverão ter qualquer problema. Se o usarem, aconselho-vos veementemente a ler o manual (se bem que o mesmo se aplica independentemente do processador de texto que usem). Coisas como os estilos, os modelos, o texto automático ou o "auto-complete" podem ajudar-vos a aumentar a vossa produtividade se as souberem usar. Se precisarem, podem encontrar correctores ortográficos para português europeu (pré e pós acordo ortográfico) no projecto Natura.
CoGrOO - Um corrector gramatical do Openoffice/Libreoffice para português brasileiro que pode, através de um truque não muito elegante, funcionar para português europeu. Como qualquer corrector gramatical, não é perfeito, mas pode ajudar em alguns casos pontuais.
Sonar - Um programa que vos ajuda a organizar os textos enviados para projectos/editoras. Com ele, nunca se irão se esquecer quando e para onde enviaram o vosso material.
Scribus - Um software de DTP que vos pode ajudar a preparar uma fanzine ou um romance auto-publicado. Não estará ao nível do InDesign, mas recomendo que dêem uma vista de olhos.
Celtx - Um programa profissional desenhado para a ajudar a escrever guiões, mas que também tem funcionalidades que podem ser úteis para contistas e novelistas. Não se deixem enganar pelo free trial que aparece na página oficial. Este só se aplica às funcionalidades online, o programa desktop é de uso livre.
PyRoom - Um processador de texto para aqueles que odeiam distracções. Aqui não há menus nem uma miríade de funcionalidades a implorar por atenção, são só vocês e o texto.
Os programas de que falo acima são apenas alguns exemplos de software "Open Source" útil para escritores. Mesmo fora das categorias mencionadas, existem muitos outros, como software de notas, "mind mapping" ou de gestão de pesquisa.
Se costumam usar algum que não foi mencionado, não hesitem em deixar a dica nos comentários.
Sem comentários:
Enviar um comentário