sábado, 13 de outubro de 2012
A Rosa Branca
Este é o terceiro livro da série da companhia negra e o último dos Livros do Norte. Aqui, tramas que se haviam antes tocado cruzam-se por fim, amigos reencontram-se, a história do que se passou para dar origem aos acontecimentos do primeiro livro é explicada e a "vilã" mostra que não é bem aquilo por que se tenta fazer passar.
Neste livro, mantêm-se os elementos característicos da série, sendo o mais notável o estilo narrativo e de escrita que se assemelha mais ao de um romance militar (não consegui deixar, em algumas passagens, de recordar os livros da colecção de Guerra e Espionagem da Europa América) que ao de um romance de fantasia. Mantém-se, também, a natureza cinzenta do mundo em que se passa história.
Penso que este será o livro mais imaginativo dos Livros do Norte, em particular nas passagens que descrevem as Planícies do Medo e as descrições de algumas das batalhas, que, usando apenas elementos da literatura de fantasia, nos conseguem remeter para a Guerra do Vietname. O final também merece destaque devido ao seu impacto emocional, talvez um dos mais fortes que me lembro de ler no género.
No geral, é um livro bem escrito e entusiasmante, onde se percebe perfeitamente porque Glen Cook, apesar da sua relativa obscuridade, é considerado um dos principais percursores da fantasia moderna. Recomendo vivamente a leitura deste livro (e dos restantes da série) a todos os fãs do género.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O Romance esta sendo traduzido e publicado agora pela Editora Record, sabe dizer a data do lançamento do Vol. 3 - A Rosa Branca aqui no Brasil? Não acho em lugar nenhum.
ResponderEliminarLamento, não sei.
ResponderEliminarhttps://www.facebook.com/groups/theblackcompanybrasil/
ResponderEliminarpagina do facebook dedicada a espetacular obra do autor Glen Cook. a companhia negra.
https://www.facebook.com/groups/theblackcompanybrasil/
ResponderEliminarpagina do facebook dedicada a espetacular obra do autor Glen Cook. a companhia negra.