segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Shadows Linger


Este é o segundo livro sobre a Companhia Negra de Glen Cook e, atrevo-me a dizer, o meu favorito até ao momento. Aqui encontramos todos os elementos que fizeram com que o primeiro livro se destacasse da restante oferta do género (uma moralidade bastante cinzenta, e uma prosa e forma de contar a história que se assemelha mais aos romances passados na guerra do Vietnam do que a um de fantasia), mas achei a história ainda mais apelativa que a do primeiro. Depois da vitória da Lady no primeiro livro, vemos aqui a formação de três facções rivais, coisa atípica numa altura em que a maior parte da fantasia épica se resumia a uma luta entre os bons e os maus. Outro ponto de relevo são as acções que Raven se vê obrigado a tomar para proteger Darling. Ele sabe que está a fazer algo errado, mas é o que precisa fazer para sobreviver.
Destaque também para algumas cenas memoráveis, como o crescimento do castelo negro e o assalto da companhia, a morte de algumas personagens importantes e a "morte" de um dos últimos takens originais.

Infelizmente, os livros da Companhia Negra ainda não se encontram publicados em Portugal. Se os querem ler, terão de o fazer em inglês. Aqui fica o link para o volume que contém os três primeiro livros.

Sem comentários:

Enviar um comentário