domingo, 19 de junho de 2011

A Guerra dos Mundos (1953) - O meu primeiro filme de fc


É provável que tenha visto filmes de fc antes, mas este é o primeiro de que me recordo. Foi num fim de tarde de Verão, mais ou menos por esta altura, no rés-do-chão da casa dos meus pais, que na altura era muita escura, pois não tinha janelas, numa velha televisão a preto e branco. Era muito novo, acho que ainda nem andava na escola, e fiquei aterrorizado. A própria ideia da invasão, as naves invulneráveis, a cena em que mostravam como os marcianos nos viam, o marciano morto a cair da nave, tudo isto me deixou várias noites sem dormir.

Voltei a ver o filme anos depois, já a cores. Claro que não me pareceu tão assustador, mas um novo elemento chamou-me à atenção: as naves que substituíram os tripodes originais, que são incrivelmente realistas para a altura. Eu diria que, até certo ponto, são icónicas da fc da época.

É um filme que hei-de rever não tarda e recomendo a todos que nunca o viram que o façam. Acreditem, adaptações mais recentes (em particular a do Spielberg) vão fazer um pouco mais de sentido.


Sem comentários:

Enviar um comentário