sábado, 4 de fevereiro de 2012

Rios de Prata


Este é o segundo livro escrito por R.A. Salvatore sobre o famoso elfo negro Drizzt Do'Urden (mas quinto na cronologia da personagem). A meu ver, o principal destaque deste livro é a introdução do assassino Artemis Entreri, o arqui-inimigo de Drizzt. Uma das personagens mais bem conseguidas de todo o universo dos "Forgotten Realms", rivaliza hoje em popularidade com o próprio elfo negro. Trata-se de um reflexo sombrio de Drizzt, e a interacção e inevitáveis comparações entre as duas personagens são dois dos pontos que torna toda a saga tão interessante para tanta gente.
Os amigos de Drizzt são, também, aqui mais explorados que anteriormente, em particular a Catti Brie, se bem que Artemis Entreri rouba-lhes uma boa parte do protagonismo.
A história não é particularmente original e, ao contrário de "O Fragmento de Cristal", mostra muitas semelhanças com "O Senhor do Anéis" em particular com "A Irmandade do Anel". Facto que, felizmente, se vê parcialmente compensado pela oportunidade que nos dá de explorar mais profundamente o norte dos "Forgotten Realms".
De resto, encontramos aqui todas as características típicas de Salvatore, como as cenas de batalha detalhadamente descritas e que fará as delicias de quem aprecia estes pormenores (particularmente a luta entre Entreri e Drizzt).

Não será um livro de leitura essencial, nem está no top cinco dos meus livros do Drizzt, mas vale a pena ler nem que seja só para descobrir Artemis Entreri.

"Rios de Prata" foi recentemente publicado em Portugal pela Saída de Emergência. Procurem esta capa nas livrarias.

Sem comentários:

Enviar um comentário